O Guia do Iniciante em Flashcards

A utilidade dos Flashcards

Já pensou se você pudesse lembrar de tudo que aprende durante os seus estudos? Bom, a verdade é que apesar de o nosso cérebro ser incrível, temos algumas falhas. No entanto, podemos buscar formas de resolver isso. Quando aprendemos algo novo, se não colocarmos isso em prática, ou não voltarmos a ter contato com o que acabamos de aprender, a tendência é que venhamos a esquecer essa informação. Isso é simples de se entender: o cérebro entende que se algo não é importante para nós, logo, pode ser colocado em segundo plano. Veja abaixo a Curva do esquecimento para ter uma ideia de como nos lembramos do que aprendemos.

Se você não entendeu o gráfico, resumindo em poucas palavras, quanto mais tempo se passa a partir do momento que você aprendeu algo, mais chances você tem de esquecer aquilo. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é revisando ou “treinando” o que você aprendeu, sempre com intervalos de alguns dias entre uma revisão e outra. É aí que entra o Anki, um programa de computador que vai lhe ajudar a revisar/treinar tudo aquilo que você estuda. Veja como se comporta a Curva do esquecimento com as revisões do Anki:

Interessante e muito elucidativo, não? Se você quiser entender melhor sobre como funciona o Anki, veja o tutorial que escolhemos no YouTube para você ou baixe o Anki diretamente.

Como utilizar o Anki

Muitos estudantes desejam utilizar os flashcards, mas não sabem por onde começar. Por esse motivo, estamos disponibilizando para você um vídeo muito legal no YouTube ensinando as funcionalidades básicas do aplicativo.

[video] Como utilizar o ANKI FLASHCARDS para INICIANTES!

Mas atenção: o Anki não se resume somente a isso e é uma ferramenta extremamente poderosa. Portanto, não se limite a este vídeo, combinado?